segunda-feira, 8 de março de 2010

Especial às mulheres..

Olaa queridas mulheres do meu mundo..
Para celebrar este dia mega especial ..que deve ser celebrado todos os dias do ano ..resolvi contar aqui a história de uma mulher qué é referencia na minha vida e no meu trabalho.

GABRIELLE COCO CHANEL 

 Nascida em 1883, numa pequena vila, em Saumur, filha de pais pobres Gabrielle tinha quatro irmãos, dois meninos e duas meninas. O pai, Albert Chanel, era caixeiro-viajante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Depois da morte precoce da mãe, que faleceu de tuberculose, o pai de Chanel ficou com a responsabilidade de tomar conta das crianças. Devido à profissão de seu pai, Coco e as irmãs foram educadas num colégio interno,, enquanto que os irmãos foram trabalhar numa quinta.
Em 1903, com vinte anos, Gabrielle saiu do colégio e tentou procurar emprego na área do comércio, dança e teatro onde raramente teve grandes papéis devido à sua estatura.
Com vinte e cinco anos, Chanel conheceu um rico comerciante de tecidos, chamado Etienne Balsan com quem passou a viver.Por volta de 1910, na capital parisiense, Coco conheçeu o grande amor da sua vida: um milionário inglês Arthur Boyle. Boyle ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris.
 
A sede da Chanel em Place Vendôme, Paris.

  Com este relacionamento, Chanel aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz.
Algum tempo depois, Boyle acabou a relação com Gabrielle para se casar com uma inglesa e meses mais tarde morreu num desastre de carro.
Mesmo abalada Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Eliminou os espartilhos da sua concepção de vestuário, e foi ela a responsável pela introdução de calças na indumentária feminina e de vestidos demasiadamente curtos para a época.
No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre, Dmitri Pavlovich, que tinha fugido com a sua família da Rússia, então União Soviética. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, tais como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.
Sua roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs são referência até hoje.


Em 1921 criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo, o nº5. O nome referia-se ao seu algarismo da sorte. Durante a Segunda Gerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. 
Reabrindo em 1954, porém esse romance foi mal conceituado pelos franceses que deixaram de frequentar a sua casa e Chanel teve portanto dificuldades financeiras. Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suiça.
Devido à morte do ex-presidente norte-americanoJohn Kennedy, ex-primeira Dama Jackie Kennedy aparecia nas principais revistas de moda com tailleurs feitos por Chanel.
Mais tarde Chanel volta a resdir na França, onde faleceu no  Hotel Ritz Paris em 1971onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem. 
O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou atemporal.

Confira mais alguns modelos da marca Chanel.




 
www.wikipédia.com.br

Um beijo mulheres sejam felizes todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário