quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Moda no Brasil



            Durante séculos a moda brasileira viveu em torno das indústrias de moda internacionais, o país não era visto como produtor nem como lançador de moda, mas sim como fonte de exotismo e de trajes folclóricos, o consumo era ditado pelos padrões Europeus e norte americano. Segundo a consultora de moda Gloria Kalil, o que existe no país é regionalismo, trajes típicos como o da baiana e o do gaúcho, uma moda adaptada ao Brasil, com características adaptadas ao clima brasileiro.

           Mas esse conceito mudou com a projeção das tops brasileiras no exterior, como Gisele Bundchen, Caroline Ribeiro e Fernanda Tavares, outro grande fator foi a descoberta de especialistas do mundo da moda da Europa e Estados Unidos a nossa inovadora e qualificada produção de moda. No mercado interno as marcas nacionais tem se igualado a qualidade das grifes famosas internacionais, alguns desses exemplos são as marcas nacionais Fórum, Zoomp, M. Officer e Ellus enfrentam grifes internacionais como Levi’s, Calvin Klein, e Guess. Segundo dados do site Brasilatual, o Brasil é o sexto maior produtor têxtil do planeta, ocupando o segundo lugar na produção de denim. O setor têxtil de confecções é um dos que mais emprega no País.


            Nos meses de Janeiro e Julho acontecem os maiores e mais famosos eventos de moda no Brasil, são as semanas da moda em São Paulo e Rio de Janeiro, conhecidas como São Paulo Fashion Week e Rio Fashion Week, inspiradas nas semanas de moda de Paris, Londres, Milão e Nova York, elas reúnem e apresentam as novidades dos principais estilistas nacionais como Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Marcelo Sommer, Alexandre Herchcovitch, entre outros. Em Janeiro são apresentadas as tendências e novidades para temporada outono/inverno, e em Julho para primavera/ verão.


             Nas ultimas décadas temos ouvido os debates em torno da identidade do design brasileiro, dois grandes fatores contribuíram a esse debate, um deles é a exportação, e o outro é a presença cultural brasileira mais forte no exterior como as artes plásticas e a musica, isso contribuiu para criação de uma ponte comercial.

                                                            

            No contexto dos esforços comerciais brasileiros o design é reconhecido como um 
diferencial, por sua capacidade de agregar valor aos produtos e marcas. Na realidade o design é uma linguagem da cultura contemporânea, assim percebe-se que investir em design é importante para própria identidade cultural de um povo. 
Veja um pouco de nomes que fazem sucesso na moda nacional.



 JULIANA JABOUR

 Juliana segue fiel à essência de sua marca. Modelagens amplas, volumes e malhas estampadas são o carro-chefe de sua moda para o próximo verão 2009. Com uma coleção intitulada Drop’s Navy, a estilista revisitou o estilo de forma mais sutil. Segundo Juliana, para deixar o náutico mais jovem e fresco, ela se inspirou em suas próprias memórias de férias de verão na praia e no mar, grande parte dos looks são curtos e estilo balone. A cartela de cores passeia pelos tons áqua, ou verde-água, marfim, coral e marinho.


STEFANIA

Stefania é brasiliense, profesora de modelagem e no para o verão 2010 inspirou-se nas formas cubistas e em algumas  obras de artistas famosos como Picasso para realizar esta coleção, que tem seda, linho, cambraia, algodão, tricoline acetinada e sarja, criou volumes interessantes na altura dos quadris. Deslocou o decote, o cós, a alça. E também fez de pedaços de tecido um patchwork cubista, tudo muito coerente. 
A cartela de cores não tem um ponto de partida ou chegada: há marinho e lilases; tons pastel e laranja vibrante. Diferentemente da estação anterior, esta tem mais unidade no desenho das peças, de formas abalonadas e comprimentos médios.


 




FERNANDA YAMAMOTO

Fernanda é Paulistana, mas com descendencia Japonesa, suas peças tradusem frescor e criatividade, chic mas simples, qualidade e elegância são caracteristicas muito presentes em suas coleções. Uma marca forte também se faz assim, com a criação de peças que farão toda a diferença no seu guarda-roupa.

 
Fernanda Yamamoto
 




Fontes: Chic Gloria Kalil






3 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    amei o post ! :D
    super obrigada pela visita ao universo mulher fashion! adorei saber que vc está curtindo o blog! quebomquebomquebom! :D
    só peço a todas as leitoras que, se forem usar textos e/ou fotos do blog, que ponham um créditozinho para o universo mulher fashion!
    obrigada viu! parabéns pelo blog de novo!
    obs:ameeeeei seus desenhos!
    beiiijos, maLu.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernada !
    Amei.Fiz o meu trabalho da escola nossa o pesoal amo as imagens.Obrigadinha bjs Karina

    ResponderExcluir
  3. ola sou a ely amei seu trabalho e fiz uma pesquisa escolar com ele

    ResponderExcluir