quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Moda Conciente


            Com a ameaça na escassez dos recursos naturais, e com o impacto que esta produz sobre a sociedade e nos bens de consumo em geral, se fala muito em preservação ambiental, em reaproveitamento, principalmente no setor têxtil, seja na tecnologia de desenvolvimento de novas fibras à confecção propriamente dita, que atualmente é um setor de destaque na economia brasileira, até como produto de exportação. O intuito é de que ao criar novos produtos de moda seja resgatada a necessidade de transmitir valores ligados a consciência ecológica, através de suas frívolas e cíclicas tendências aplicar práticas com esta linha de pensamento.

            A indústria da moda atual requer a possibilidade de tornar-se uma indústria com potencial Ecoeficiente: voltada para a conservação dos recursos naturais e a minimização de impactos ambiental introduzindo tecnologias que auxiliarão gerando menos resíduos, portanto menos desperdício.

            Outro ponto muito positivo é a moda orgânica que esta em alta, pois todos os seus processos de desenvolvimento são totalmente ecologicamente corretos, desde a extração da matéria-prima de recursos renováveis até o seu processo de transformação, bem como o cuidado com a água e até o uso de pigmentos naturais na estamparia. Também podemos contar ainda com os tecidos provenientes de fibras naturais como: soja, milho, cânhamo, coco, bambu e algodão orgânico, que estão substituindo os recursos naturais antes utilizados.
            Outra forma de aproveitamento esta sendo utilizada pela Santista Têxtil, uma das maiores produtoras de índigo do país em parceria com outras duas grandes marcas esta desenvolvendo um projeto que utiliza PET reciclado misturado a fibras de algodão também recicladas.

            Nos consumidores finais podemos sim contribuir muito com o meio ambiente procurando e consumindo produtos cuja procedência venha de empresas que pratiquem o reaproveitamento e sejam realmente produtoras de MODA ECOLOGICAMENTE CORRETA.
A minha sugestão desta semana não é roupa, mas sim o lugar onde se pode levar roupa, sapato, o biquíni, o protetor e o bronzeador, e porque não as compras do mercado. Confeccionada em brim ou jeans, a alça é feita com restos de malha transada, bolsos e fechamento com zíper, faixa de patchwork com desenhos de flores e frutas, adornos flores, fitas e passamanarias, costomise-a com seu estilo próprio.
Caso não encontre tecidos feitos com fibras naturais ou reaproveitadas, você tem outra forma de ajudar o meio ambiente utilizando esta bolsa super fashion ao invez das sacolas plásticas do supermercado.


 Matéria Jornal Visão da Noticia, por Fernanda Moura.

Um comentário:

  1. tenho uma vontade muito grande de fazer esse curso porque sou fascinada po moda

    ResponderExcluir